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Redução no tamanho da amostra de pesquisas de entrevistas domiciliares para planejamento de transportes: uma verificação preliminar

Aguiar, Marcelo Figueiredo Massulo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2005-08-11

Acesso online

  • Título:
    Redução no tamanho da amostra de pesquisas de entrevistas domiciliares para planejamento de transportes: uma verificação preliminar
  • Autor: Aguiar, Marcelo Figueiredo Massulo
  • Orientador: Kawamoto, Eiji
  • Assuntos: Viagens Encadeadas; Amostra Reduzida; Análise De Demanda Por Transporte Baseada Em Atividades; Características Espaciais E De Uso De Solo Da Área Urbana; Padrões De Viagem; Teste Estatístico Kolmogorov - Smirnov; Trip Chaining; Travel Patterns; Spatial Characteristics And Land Use Of The Urban Area; Reduced Sample Size; Kolmogorov - Smirnov Statistic Test; Activity-Based Analysis For Transportation Demand
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O trabalho tem por principal objetivo verificar, preliminarmente, a possibilidade de reduzir a quantidade de indivíduos na amostra de Pesquisa de Entrevistas Domiciliares, sem prejudicar a qualidade e representatividade da mesma. Analisar a influência das características espaciais e de uso de solo da área urbana constitui o objetivo intermediário. Para ambos os objetivos, a principal ferramenta utilizada foi o minerador de dados denominado Árvore de Decisão e Classificação contido no software S-Plus 6.1, que encontra as relações entre as características socioeconômicas dos indivíduos, as características espaciais e de uso de solo da área urbana e os padrões de viagens encadeadas. Os padrões de viagens foram codificados em termos de sequência cronológica de: motivos, modos, durações de viagem e períodos do dia em que as viagens ocorrem. As análises foram baseadas nos dados da Pesquisa de Entrevistas Domiciliares realizada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão e Governo do Estado do Pará em 2000 na Região Metropolitana de Belém. Para se atingir o objetivo intermediário o método consistiu em analisar, através da Árvore de Decisão e Classificação, a influência da variável categórica Macrozona, que representa as características espaciais e de uso de solo da área urbana, nos padrões de viagens encadeadas realizados pelos indivíduos. Para o objetivo principal, o método consistiu em escolher, aleatoriamente, sub-amostras contendo 25% de pessoas da amostra final e verificar, através do Processamento de Árvores de Decisão e Classificação e do teste estatístico Kolmogorov - Smirnov, se os modelos obtidos a partir das amostras reduzidas conseguem ilustrar bem a freqüência de ocorrência dos padrões de viagens das pessoas da amostra final. Concluiu-se que as características espaciais e de uso de solo influenciam os padrões de encadeamento de viagens, e portanto foram incluídas como variáveis preditoras também nos modelos obtidos a partir das sub-amostras. A conclusão principal foi a não rejeição da hipótese de que é possível reduzir o tamanho da amostra de pesquisas domiciliares para fins de estudo do encadeamento de viagens. Entretanto ainda são necessárias muitas outras verificações antes de aceitar esta conclusão.
  • DOI: 10.11606/D.18.2005.tde-28032014-193530
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2005-08-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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