skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Hormese e neuroproteção

Elisa Mitiko Kawamoto

2021

Localização: ICB - Inst. Ciências Biomédicas    (T-ICB BMF QV4 96hn 2021 )(Acessar)

  • Título:
    Hormese e neuroproteção
  • Autor: Elisa Mitiko Kawamoto
  • Assuntos: PLASTICIDADE NEURONAL; SINAPSE; ENVELHECIMENTO; MEMÓRIA; DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS; DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Descrição: O processo de envelhecimento envolve alterações em múltiplas funções celulares que aparecem ao longo do tempo. Enquanto uma parte delas é intrínseca ao próprio processo de envelhecimento, outras podem levar ao aparecimento de determinadas doenças. O sistema nervoso central (SNC) é bastante vulnerável a estas mudanças nas funções celulares e susceptível a apresentar morte neuronal com perda de funções orgânicas dependendo da região cerebral afetada. Diferenciar o envelhecimento normal do que caminha para a neurodegeneração não tem sido uma tarefa simples devido principalmente às semelhanças entre os dois processos, assim sendo, na maioria dos casos, a causa da morte neuronal não é totalmente elucidada e o tratamento é ineficaz, muitas vezes tratam de forma paliativa apenas os sintomas da doença para amenizar a perda de qualidade de vida do paciente, sem indícios de interrupção da neurodegeneração. Assim sendo, protocolos que visam prevenir o aparecimento da morte neuronal podem trazer alguma esperança para garantir o envelhecimento saudável. Diante disso, meus estudos tem como objetivo principal encontrar estratégias, sejam farmacológicas ou não-farmacológicas, de prevenção da morte neuronal. Os protocolos experimentais utilizados nos estudos aqui abordados envolvem tanto abordagem in vivo, se concentrando basicamente em: testes comportamentais para avaliar aspectos como aprendizado, memória e comportamento tipo ansiedade e testes bioquímicos para avaliar as proteínas que poderiam estar envolvidas nos contextos de cada estudo quanto in vitro para avaliar, principalmente, mecanismos de ação dos efeitos observados.
    Estão apresentados neste texto nove trabalhos, dois dos quais se referem a estudos para avaliar o potencial terapêutico de sinalizações como da PTEN e receptor do tipo toll (TLR)-4 para tratamento ou até mesmo prevenção de doenças do SNC e os demais trabalhos tiveram como objetivo principal avaliar os efeitos do jejum intermitente, fitoquímicos (como curcumina e naftazarina) e exercício físico nos eventos celulares e bioquímicos associados ao processo cognitivo de forma a prevenir o aparecimento de déficit de memória tão comum nas doenças neurodegenerativas. Assim, meus estudos tiveram e ainda tem como objetivo central a busca por novos alvos terapêuticos e estratégias terapêuticas potencialmente eficazes e capazes de sobrepor a morte neuronal, retardando ou até mesmo bloqueando o dano cognitivo, almejando, assim, o envelhecimento saudável.
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: [238 p.].
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.