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Ambiente virtual de aprendizagem recurso tecnológico no processo ensino aprendizagem em gerenciamento dos serviços de enfermagem

Tania Oliveira Lopes Heloisa Helena Ciqueto Peres; Maria Madalena Januario Leite; Cláudia Prado; Candice Moraes Heimann; Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 2010 Ipojuca, PE) (12.

Anais Ipojuca, 2010

Ipojuca, PE 2010

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (PERES, H. H. C. doc 23 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Ambiente virtual de aprendizagem recurso tecnológico no processo ensino aprendizagem em gerenciamento dos serviços de enfermagem
  • Autor: Tania Oliveira Lopes
  • Heloisa Helena Ciqueto Peres; Maria Madalena Januario Leite; Cláudia Prado; Candice Moraes Heimann; Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 2010 Ipojuca, PE) (12.
  • Assuntos: PÓS-GRADUAÇÃO; SERVIÇOS DE ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; ENSINO E APRENDIZAGEM (PROCESSOS)
  • É parte de: Anais Ipojuca, 2010
  • Descrição: Contexto: A pós-graduação senso-lato em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem em Saúde proposto pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein é vinculada a Sociedade Beneficiente Israelita Albert Einstein (SBIBAE). O curso foi planejado com disciplinas relevantes paraa área da gestão, mantendo o compromisso de apoiar ações inovadoras e o uso das tecnologias na dimensão da gestão em enfermagem. A coordenaçõa do Curso, adotou a modalidade de ensino semipresencial com a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Objetivo: Relatar a experiência da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem no Módulo de Informação, Organização e Métodos em Saúde do Curso de pós-graduação Gerenciamento do serviços de enfermagem vinculado ao Centro de Educação em Saúde Abram Szajman (CESAS). Metodologia: para o desenvolvimento da proposta educacional on-line do Módulo de Informação, Organização e Métodos em Saúde, seguiu-se a proposta do Design Instrucional Contextualizado (DIC) e as etapas de Concepção e planejamento, Desenvolvimento e Avaliação. O AVA utilizado foi o MOOdle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) que4 é software livre, de apoio à aprendizagem. Resultados: O módulo, com carga horária de 12h presenciais e 06h a distâqncia, foi estruturado seguindo uma rota de aprendizagem baseado na metodologia dialética, utilizando ferramentas computacionais didáticas interativas síncronas e assíncronas organizadas no AVA. Os temas do Módulo vesaram sobre: I - Conceito, evolução tecnológica e reflexão sobre a informática na saúde e em enfermagem, II - Sistema de Informação em Saúde - Prontuário Eletrônico do Paciente - PEP, III - Telesaúde e Teleenfermagem. Foram matriculados neste curso 33 alunos, sendo 31 (94%) são do sexo feminino e 2 (6%) são do sexo masculino
    Conclusão: O Design Instrucional Contextualizado proporcionou o alcance dos objetivos proporcionou o alcance dos objetivos propostos para o módulo e os alunos avaliaram favoravelmente a experiência da utilização de novas ferramentas tecnológicas no ensino e apontaram a importância dessa capacitação para a prática profissional
  • Editor: Ipojuca, PE
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: Pôster PT132.
  • Idioma: Português

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