skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

As práticas pedagógicas e a autonomia de professores no contexto de ensino bilíngue de elite

Mayer, Luana Francine ; Koerner, Rosana Mara

Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2022, Vol.48 (1) [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    As práticas pedagógicas e a autonomia de professores no contexto de ensino bilíngue de elite
  • Autor: Mayer, Luana Francine ; Koerner, Rosana Mara
  • Assuntos: Autonomia docente ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação bilíngue de elite ; Práticas pedagógicas ; Trabalho e formação docente
  • É parte de: Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2022, Vol.48 (1)
  • Descrição: Resumo Neste artigo, sugerem-se algumas respostas sobre como a autonomia de professores de um contexto bilíngue de elite se faz perceber em suas vozes, através de análises do que dizem a respeito de suas práticas pedagógicas. A problemática que deu origem à pesquisa recaiu sobre as formações superiores variadas dos professores que não eram formados para trabalhar com níveis da educação infantil e séries iniciais; em alguns casos, tampouco eram formados em licenciatura. Esse “espaço” entre formação inicial e práticas pedagógicas lançou luz sobre questões que concernem à autonomia docente. O enfoque metodológico foi preconizado pela pesquisa qualitativa, valendo-se de um questionário escrito e de um grupo de discussão como instrumentos para geração dos dados. As reflexões foram embasadas nos seguintes autores: García (2009), Benson (1997), Benson e Huang (2008), Cunha (2007), Pesce (2012), Tardif (2002) e Megale (2020). Entendemos que, apesar de os professores não reconhecerem a autonomia em suas práticas, nem usarem essa palavra em suas falas, é por meio das escolhas que fazem para mobilizar o processo de ensinar e aprender que exercem o seu protagonismo e se empoderam no exercício da profissão. Conclui-se que o que evidencia sua autonomia parecem ser as decisões que tomam para adequarem suas práticas ao que a gestão espera, ao que os manuais de orientação indicam e ao que o livro do professor prevê, enquanto buscam uma prática que se mostre efetiva, mesmo que à revelia do controle imposto pela instituição. Abstract García (2009) Benson (1997) Benson and Huang (2008) Cunha (2007) Pesce (2012) Tardif (2002) Megale (2020)
  • Editor: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.