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Vestibular seriado: estado da arte e a percepção docente sobre o tema

Manzano, Maira Elias

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2011-05-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Vestibular seriado: estado da arte e a percepção docente sobre o tema
  • Autor: Manzano, Maira Elias
  • Orientador: Lopes, Sonia Godoy Bueno Carvalho
  • Assuntos: Acesso Ao Ensino Superior; Ensino Médio; Vestibular; Vestibular Seriado; Biology; High School; Undergraduate School; Yearly Tiered Entrance Exams
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia: IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Após a promulgação da Lei 9394/96, a forma de ingresso ao Ensino Superior tornou-se mais flexível, com a possibilidade de outros processos seletivos além dos vestibulares tradicionais. O vestibular seriado surge com uma destas alternativas e o primeiro a ser implantado foi o da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1995. Alguns dos objetivos desse tipo de avaliação são a democratização do acesso dos alunos de escolas públicas ao ensino superior e diminuição da pressão exercida nos vestibulandos. Essa forma de avaliação tem gerado muitas discussões, inclusive em artigos e dissertações com conclusões antagônicas. Os resultados do presente estudo permitem dizer que a avaliação seriada figura como opção viável de seleção de ingresso ao ensino superior, mas há ajustes necessários tanto na esfera das políticas públicas educacionais, para que, os objetivos propostos por esse tipo de avaliação não fique apenas nos editais de seus programas.
  • DOI: 10.11606/D.81.2011.tde-19072011-105048
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2011-05-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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