skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A construção de um espaço dialógico em sala de aula imagens de um ambiente de leitura e escrita

Ana Laura do Valle de Barros e Azevedo Mary Júlia Martins Dietzsch

1999

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 37.046 A994c )(Acessar)

  • Título:
    A construção de um espaço dialógico em sala de aula imagens de um ambiente de leitura e escrita
  • Autor: Ana Laura do Valle de Barros e Azevedo
  • Mary Júlia Martins Dietzsch
  • Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; LEITURA; ESCRITA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho surgiu de um interesse em pesquisar como a leitura e a escrita poderiam ser desenvolvidas em um ambiente de interação, de modo em que se propociasse a aprendizagem da linguagem de forma dialógica. Selecionamos uma escolapública situada na Zona Oeste de São Paulo e escolhemos uma classe do Ensino Fundamental. Primeiramente, observamos como era desenvolvido o trabalho com a linguagem em sala de aula, bem como eram estabelecidas as relações entre professor ealuno. Passamos, em um segundo momento, a elaborar em conjunto com o professor propostas de ensino que propiciassem o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de leitura e escrita. Para isso, propusemos alterar a disposição espacial da saladeaula, assim como modificar a postura do professor, de modo a aproximá-lo mais dos discentes. Buscamos, com isso, criar uma relação dialógica entre professor e alunos, que teve como elemento mediador a literatura. O trabalho apresenta, então asatividades que foram desenvolvidas juntamente entre pesquisador e professor, bem como ocorreu o processo de modificação do ensino e da aprendizagem nessa classe: atividades de leitura feita pelos alunos e pelo professor; conversas sobre ashistórias lidas; o trabalho em grupo envolvendo a troca de experiências e informações; correção coletiva de texto dos alunos; confecção de livros e caderno de escrita. Partindo das experiências dos professores e da leitura conjunta de textosteóricos, construímos um Projeto que o
    ajudasse a refletir sobre sua atuação em sala de aula. Pensamos que este, de algum modo, veio a modificar tanto sua postura física em classe quanto a relação que mantinha com os alunos. No plano dalinguagem, as várias alterações atuaram sensivelmente para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem desenvolvidos e tornar a leitura e a escrita - atividades significativas em sala de aula
  • Data de criação/publicação: 1999
  • Formato: 187 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.