skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Proposta de leitura e escrita de melodias; Proposal for melody reading and writing

Matte, Ana Cristina Fricke

Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2001-12-30

Acesso online

  • Título:
    Proposta de leitura e escrita de melodias; Proposal for melody reading and writing
  • Autor: Matte, Ana Cristina Fricke
  • Assuntos: Teaching; Writing; Psycholinguistics; Child; Music; Ensino; Escrita; Psicolingüística; Criança; Música
  • É parte de: Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101
  • Descrição: O artigo descreve e analisa, a partir de uma visão psicolingüística, a experiência de ensino de notação musical melódica com uma turma de crianças de quatro a sete anos em um curso de iniciação musical. O trabalho iniciou-se com a audição de canções populares infantis, interpretação corporal melódica das canções e leitura/escrita livre ou orientada de arranjos e canções. Utilizou a noção de música como linguagem e não como técnica e concluiu que, dessa forma, a aula de música torna-se um espaço e um meio para a manifestação das emoções e sensibilidade das crianças.
    The article describes and analyzes, based on a psycholinguistic view, the experience of teaching melodic musical notation to a group of children aged four to seven years in a musical initiation course. The work began with the kids listening to popular child songs, with melodic corporal interpretation of the songs and with free or guided arrangements or songs reading/writing. It used musical notion as a language and not as a technique and conclude that, by this, the music class became a space and a means for the children to manifest emotions and sensibility.  
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37001/39723
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2001-12-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.