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Developing interpersonal problem solving in the elementary school; Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental

Borges, Dâmaris Simon Camelo; Marturano, Edna Maria

Paidéia (Ribeirão Preto); v. 12 n. 24 (2002); 185-193

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2002-01-01

Acesso online

  • Título:
    Developing interpersonal problem solving in the elementary school; Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental
  • Autor: Borges, Dâmaris Simon Camelo; Marturano, Edna Maria
  • Assuntos: Habilidade De Solução De Problemas Interpessoais; Criança; Prevenção; Interpersonal Problem Solving; Child; Prevention
  • É parte de: Paidéia (Ribeirão Preto); v. 12 n. 24 (2002); 185-193
  • Descrição: An inverse relationship between interpersonal problem solving abilities and inhibited or impulsive behaviors has been demonstrated. Taking into account the frequently reported disciplinary problems in classrooms, this study examined the efficacy of the "I Can Problem Solve" curriculum for the development of these abilities. Fifty-five first-grade students in an elementary public school participated. Two groups were formed: intervention group (n=31) and comparison group (n=24). The children who participated in the program improved their ability for generation of alternative solutions for interpersonal problems as compared to their colleagues who did not participate in the program. Students who initially engaged the most in interpersonal conflicts reduced their participation in these events.
    Tem sido demonstrada uma relação inversa entre habilidades de solução de problemas interpessoais e comportamentos inibidos ou impulsivos em crianças. Considerando as freqüentes referências a problemas de comportamento em sala de aula, este trabalho teve por objetivo verificar a eficácia do currículo "Eu Posso Resolver Problemas", para desenvolvimento destas habilidades. Participaram do estudo 55 alunos de 1ª série, divididos em dois grupos: Grupo de Intervenção (n = 31) e Grupo de Comparação (n = 24). As crianças que passaram pelo programa melhoraram seu desempenho na geração de soluções para problemas interpessoais. Os alunos que inicialmente mais se envolviam em conflitos diminuíram sua participação nessas ocorrências ao longo do programa.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6112/7643
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2002-01-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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